top of page
barragem3.jpg

Conhecer Veiros

PONTOS DE INTERESSE

Esta pacata vila que lhe dá nome, caracterizada pelo seu alvo casario rural e pelo seu altaneiro castelo. Esta antiga povoação, pertencente ao bonito concelho de Estremoz, apresenta vestígios de ocupação romana e foi reconquistada aos Mouros em 1217 por D. Afonso II, que terá doado estes domínios à Ordem de Avis. Veiros é conhecida por ter sido o local onde teve origem a Casa de Bragança, pois aqui nasceu em 1377 o primeiro Duque de Bragança, D. Afonso, filho do Mestre de Avis com D. Inês Pires (natural de Veiros).

Castelo

A data de construção não é conhecida. Sabe-se apenas que a torre de menagem foi mandada construir por D. Lourenço Afonso, mestre da Ordem de Avis, no ano de 1308, no reinado de D. Dinis. O castelo encontra-se numa colina, ocupando uma posição dominante sobre a vila e está construído em alvenaria de xisto, com cunhais de granito e mármore. As suas 4 portas foram implantadas segundo os pontos cardeais, subsistindo apenas 3 (Norte, Sul e Oeste), estas ladeadas, cada uma, por duas torres cilíndricas.

castelo2.jpg
castelo4.jpg
igraja NS Mileu.jpg
igreja matriz1.png

Igrejas

Em azul e branco encontra-se a Igreja de Nossa Senhora do Mileu, seiscentista, constituída por nave única e capela-mor. Fachada exterior caiada de branco com remates azuis. No interior, o destaque vai para o retábulo-mor em mármore, de estilo tardo-barroco.

 

Na segunda imagem observa-se a Igreja Matriz de Veiros também denominada Igreja de São Salvador do Mundo, tendo sido referida pela primeira vez em documentação no ano de 1359.  Ao seu lado encontra-se a Igreja e Hospital da Misericórdia de Veiros, onde se destaca a torre, ladeada por uma escadaria.

paddle3.jpg

Barragem

A inauguração da barragem decorreu no dia 26 de Maio de 2015. O seu aproveitamento hidroagrícola beneficia os  concelhos de Estremoz e Monforte. A albufeira da barragem permite o armazenamento de água para posterior utilização no regadio de uma área de 1.100 ha de solos, aproximadamente. No dia 10 de Fevereiro de 2021 fez descargas pela primeira vez, uma vez que atingiu a sua cota máxima de armazenamento de 8,8 milhões m3 de água.

A barragem permite a prática de algumas modalidades: kayak, stand up paddle e pesca desportiva.

kayak (2).jpg
homem da pesca
pelourinho.jpg
pelourinho2.jpg

Pelourinho

A sua construção data de 1539, reinado de D. João III. É todo feito em mármore branco, tal como todos os pelourinhos do Concelho de Estremoz. Trata-se de um pelourinho renascentista, com base de três degraus a partir dos quais ergue-se um pilar quadrangular monolítico suportando o elegante capitel, esculpido nos vértices com cabeças de anjos entre folhas de canto de recorte clássico. Sobre o capitel destaca-se uma esfera armilar e no topo outra esfera de menores dimensões sobre pequeno plinto, ao modo de remate. Em 1739 o monumento sofreu um restauro. 

Touros e Cavalos

Se for um aficionado ou simplesmente apreciador, o Verão é o momento alto das touradas. Dê um salto a Estremoz e aprecie as corridas de toiros.

Ainda em Estremoz, pode também assistir ao "Raid Hípico Valerie Clarke" que se realiza todos os anos em homenagem à reconhecida cavaleira e entusiasta da resistência equestre, que escolheu São Bento do Cortiço para viver e onde começou a sua coudelaria com duas éguas de Puro Sangue Inglês.  

tourada.png
raid1_edited.jpg
bottom of page