PIRATARIA
Há muitos anos os piratas navegavam pelos oceanos. Hoje navegam por outros caminhos. Caminhos virtuais, com perigos diferentes. Se antes víamos os nossos inimigos, agora escondem-se atrás de um monitor. Os piratas do século XXI navegam pela Internet, roubam informação pessoal, as nossas passwords, os dados bancários. Tudo fica à mercê dos piratas. A pirataria informática é um crime muito grave e muitas vezes financiado por grupos organizados internacionais. Roubam conteúdos audiovisuais, colocando em causa os direitos de autor e provocando prejuízos de milhões de euros a empresas por todo o mundo e colocam em causa milhões de empregos. A pirataria impede o desenvolvimento de melhores conteúdos. É fundamental barrar a entrada de hackers nos nossos computadores e está nas tuas mãos largar a âncora e fazer com que este barco não navegue mais nestas àguas perigosas.
Combater a pirataria é sinal de civilização, cultura e progresso.
A GEDIPE
Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais é uma Entidade de Gestão Coletiva, que representa, em Portugal, os produtores cinematográficos e audiovisuais e ainda as produções próprias das televisões generalistas. A GEDIPE é membro da AGICOA (Associação Internacional de Gestão Coletiva de Obras Audiovisuais), representando-a em Portugal através do contrato de cooperação celebrado entre ambas as partes e promovendo reciprocamente os direitos dos respetivos representados e os direitos de todos os produtores audiovisuais, a nível mundial.
GESTÃO COLETIVA
As entidades de gestão coletiva são associações ou cooperativas criadas e geridas pelos titulares de direitos de autor e direitos conexos, para a cobrança e a distribuição dos valores cobrados aos diversos utilizadores das obras e das prestações protegidas. O âmbito de atuação deste tipo de entidades encontra-se atualmente enquadrado pela Lei das Entidades de Gestão Coletiva (Lei n.º 26/2015 de 14 de abril, na versão resultante das alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 100/2017 de 23 de agosto e pelo Decreto-Lei n.º 89/2019 de 04 de julho).